- OS-AMIGOS-DO-PASSEIO (cultura, alegria, convívio)

visitantes desde o1JUN2008 Web Counter
Clique nas palavras assinaladas a vermelho e sobre as imagens das colunas laterais

▒ crackers já planejam atacar carros conectados ▒

enviado por Márcio Justino
Cidade de Diadema - São Paulo


Entrevista de domingo: 
´Carros poderão ser atacados da mesma forma que PCs e smartphones ´

- O crescente uso de recursos de internet nos automóveis, como veículos que acessam redes sociais, consultam a previsão do tempo ou recebem informações sobre as condições do motor, freio e pneus abrem brechas para o ataque de crackers. Está é a avaliação de Kevin Haley, diretor de produtos da fabricante de antivírus Symantec. Em conversa com a INFO, Haley explica como os automóveis podem ser a próxima fronteira para códigos maliciosos e como isso pode afetar os motoristas comuns.

Que tipo de vírus poderão atacar os sistemas dos carros e qual é o propósito disso? 
A principal ideia de qualquer vírus é roubar dados pessoais ou alguma informação que possa ser usada para cometer fraudes e gerar dinheiro para seu autor. Uma vez que os carros estão conectados, os criminosos podem se aproveitar dos sistemas de TI dentro deles para explorar brechas de segurança. Nós sabemos que os sistemas criados para carros não são sistemas fechados, são programas que permitem brechas. Então, as pessoas terão dados vulneráveis quando se conectarem a seus carros. 
Que tipo de mal pode ser feito contra um motorista comum? 
Em primeiro lugar, o furto de informações que possam ser usadas em fraudes. Neste momento, ainda não há incentivo financeiro para os crackers se concentrarem em automóveis. Quem desferir os primeiros ataques, o fará basicamente visando demonstrar suas habilidades e melhorar sua reputação entre outros crackers. No médio prazo, porém, quando os carros estivem integrados a sistemas de compras, como uso de cartões de crédito, o interesse comercial pode crescer. Há riscos também associados à segurança do automóvel, uma vez que sistemas de software permitirão intervir na pressão dos pneus e freios, por exemplo.
Mas já existe algum caso real de carro atacado? 
Sim, existem vários casos do tipo. Recentemente, por exemplo, um funcionário de uma empresa de transportes, no Texas, atacou os sistemas de monitoramento da companhia em que trabalhava e paralisou uma centena de automóveis, além de deixar suas buzinas de fora de controle. Os riscos são reais. 
Leia também /// • 14/11/2012 - Falha faz Skype desabilitar recuperação de senha • 13/11/2012 - 2 cuidados com o Gmail que salvariam chefão da CIA tags /// Segurança Crackers
 por Augusto Garcia, de INFO Online • Domingo, 25 de novembro de 2012 - 11h26 Share on Tumblr Divulgação

Sem comentários: